segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Whiteout - Morte no Gelo



Quando saiu o filme “Whiteout” (2009, EUA, Dir: Dominic Sena) traduzido aqui (e não menos problemático por isso) “Terror na Antártida”, o filme logo me conquistou simplesmente pelo local onde se desenvolvia a premissa: a Antártida. Isso mesmo, você não leu errado, o filme se passa na Antártida. Eu nunca tinha visto nenhum filme policial se passar por lá e explorar tudo de inóspito que o ambiente em particular tem a oferecer.



Infelizmente o roteiro do filme é falho, e a direção insegura aliada a atuação fraca dos atores contribuiu para que o filme fosse fraco. Felizmente acabei descobrindo tempo depois que o filme era baseada na Graphic Novel de Greg Rucka (história) e Steve Lieber (arte). Acabei conseguindo ler o material que saiu por aqui pela Devir sob o nome (menos problemático, mas ainda correto) de “Morte no Gelo” (tradução: Kleber de Souza), que me surpreendeu bastante. Vamos a ela.
Curta sinopse: vivendo na Antártida, na base americana de Amundsen-Scott, a agente americana Carrie Stetko começa a investigar uma série de assassinatos junto da agente inglesa Lily Sharpe.
O roteiro de Greg Rucka consegue ambientar e dar credibilidade ao seu enredo policial fora dos centros urbanos, tão comuns em enredos do gênero, e seu ponto forte é explorar toda a peculiaridade que existe na Antártida e que tanto atrapalha a protagonista, incluindo aí o “whiteout” que dá nome a obra (espécie de nevasca absurda provocada por ventos de mais de 300 km/h que levanta o gelo acabando com qualquer tipo de visibilidade).
Outra grande sacada é a protagonista: Carrie Stekto não é uma agente comum, atormentada pelo seu passado e com as suas idiossincrasias que a torna tão real quanto qualquer um de nós. Rucka também não teve medo de fazer sua heroína sofrer, e isto em época de publicações como Guerra dos Tronos por aqui, é admirável.
Steve Lieber consegue retratar os interiores, principalmente das instalações militares, com boa composição de imagens, seu traço se torna mais descritivo, porém usando sempre as sombras a seu favor. Quando retrata os exteriores a descrição dá um pouco de espaço ao contraste entre céu e a neve. Já quando retrata exclusivamente o gelo, ele é livre, dando ênfase em tudo que não for branco, creio eu para dar a sensação de se estar perdido, de "falta de chão". Seu ponto alto é a composição nos “whiteouts” e também durante as lutas, conseguindo dar personalidade a cada cena com seu traço.
Por fim, a sábia escolha do preto e branco em um ambiente como a Antártida retrata com competência toda a premissa da obra: como sair de um labirinto sem enxergar direito?
Único ponto negativo que eu destacaria é que a trama de inovadora tem pouco, principalmente aos enredos policiais, chegando a ser previsível em alguns momentos. Mas nada que impeça uma boa apreciação aos amantes do gênero.
Louvável o esforço da Devir em trazer para o Brasil uma Graphic Novel de alta qualidade tanto de impressão quanto de material artístico.
Nota: 08/10.
Vale a leitura? Sim, principalmente se você quiser fugir um pouco dos quadrinhos de super heróis e ler algo diferenciado e bem retratado em um ambiente natural que estamos tão pouco acostumados a ver qualquer mídia sobre, ainda menos quadrinhos.
Links para a compra:

Nenhum comentário:

Postar um comentário